24 de outubro de 2007

Guerra nas estrelas

Muitas vezes filmes que já fizeram história perdem espaço frente aos grandes efeitos especiais e investimentos monstruosos que existem nas produções cinematográficas da atualidade. Mas existem filmes que conseguem unir um bom enredo com uma quantidade considerável de efeitos especiais.

Para mostrar que uma boa história pode conter efeitos especiais, temos a série Star Wars como exemplo. A série é uma das mais famosas do mundo, e tem, ao todo, seis episódios, mas o primeiro a ser lançado foi o quarto, em maio de 1977. Esta produção é considerada por todos como o início da "era blockbuster", porque o filme contava com grandes efeitos visuais e campanhas de merchandising. O mais curioso é que este filme só recebeu o subtítulo "Episódio IV - Uma Nova Esperança", em 1981, quando foi lançado o quinto episódio da série, denominado " O Império Contra-Ataca, isto porque o diretor, George Lucas, não acreditava que a história teria uma continuação.

O último episódio da série foi lançado em 1983, ele revela todos os segredos do grande vilão dos filmes, Darth Vader. Esta produção foi indicada à quatro Oscars no ano de 1984, levando uma estatueta, de melhores efeitos especiais.

Mas não parava por ai, os fãs precisavam saber da origem de tudo isso, como tudo se formou? Como Anakin foi parar do lado negro da força? Qual a origem do universo Star Wars afinal?

Os fãs ficaram sem um filme da série por muito tempo, porque apenas no ano de 1999 foi lançado o primeiro episódio da série, o começo do quebra-cabeça a ser montado.
Quem já havia assistido os três últimos filmes e assistiu o primeiro, queria muito mais respostas, e elas foram respondidas gradativamente, e, 2002, com o segundo episódio e o terceiro (e último) para fechar com chave de ouro a história que foi retratada em seis filmes, mas devido aos seus detalhes enigmáticos, sua história envolvente, estes seis episódios dariam um livro, mas porque não seis livros?

Nenhum comentário: