24 de outubro de 2007

O Diabo veste Prada (The Devil Wears Prada)

O Diabo veste Prada

Para os amantes do mundo da moda recomendo este filme, que revela os bastidores e constatações de como são as coisas no glamuroso mundo fashion. O filme retrata a vida da editora chefe da revista Vogue americana, Anne Wintour, contado através das palavras de Lauren Weisberg, que trabalhou como sua assistente e é interpretada por Anne Hathaway.Andrea é recém-formada em jornalismo e consegue o seu primeiro emprego, justamente como assistente da terrível Miranda,vivida magnificamente por Meryl Streep. Alter-ego de Wintour e, no longa, Editora de moda da revista Runway, a mais importante de NY, Miranda é um misto de deusa da moda e diabo de chefe, conseguindo dar à personagem a devida altivez para quem ocupa seu importante cargo.O mundo de faz-de-conta e a tirania das editorias. Miranda é realmente o retrato-filmado de muitos editores, capazes de vender até a alma ao diabo para ter certas benesses. Uma troca de favores aqui, uma puxada de saco ali, e milhões de dólares gerados pela indústria da moda. É o espelho de pessoas que vivem de flashes e sorrisos mas que, na verdade, são diplomáticas e tolerantes, umas às outras. E só.
Andy, como Andrea é chamada, vai se adaptando ao estilo pouco gentil de Miranda, chegando até mesmo a mudar completamente seu visual, a fim de agradar a tal chefona. Ganhando a credibilidade da chefe, vai gradualmente se afastando dos amigos e do namorado ao misturar profissional e pessoal, mergulhando cada vez mais no mundo da moda. Tanta determinação leva a assistente a ignorar alguns dos seus princípios, como saber dar valor ás coisas simples da vida.O figurino com peças originais ficou por conta de Patrícia Field, que transforma a película em um verdadeiro desfile de moda, com roupas arrebatadas através do seu bom relacionamento com as principais marcas e estilistas do mundo. Ela consegue adaptar perfeitamente o visual das personagens, resultado da total autonomia concedida a ela pelo diretor, e da liberdade no relacionamento com os atores.Miranda dá um aula de análise crítica na cena em que explica à subalterna sobre a cor de um suéter que está usando até fazê-la entender o porquê, por mais que negue, está inserida e sendo influenciada por tendências ditadas pela moda. Sem saída, Andy veste a camisa e se assume interessada pelo assunto.

As medidas rigorosas exigidas para as modelos são subliminarmente desprezadas no filme, ao mostrar Miranda, chique e sofisticada, com seus quilinhos à mais. A crítica ao frívolo dia-a-dia fashion, na verdade, perpassam discretamente o roteiro. O filme conta, ainda, com uma minúscula participação de ninguém menos que a top brasileira Gisele Bündchen, linda como sempre mas nada demais.Mito ou verdade, se o diabo veste Prada, Armani, Dolce Gabbana, Dior, Valentino ou Louis Vuitton, não sabemos, mas a conclusão que chegamos é de que ele, além de endinheirado, dá um show de elegância.
O Diabo Veste Prada, é uma ótima comédia dramática, com a atuação impecável de Meryl Streep tornando-se, sem dúvida alguma, o ápice do filme. Ainda sendo um universo muito distante da maioria de nós, reles mortais, o filme faz com que vejamos a moda com outros olhos, onde o preço para desfrutar de tal ocupação é algo muito caro. Tão caro quanto um autêntico Gucci, aliás.

Nenhum comentário: