1 de novembro de 2007

Palavra de quem sabe




Valdir Baptista,coordenador e professor do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, além de ser mestre em Comunicação Semiótica (PUC) e doutorando em Cinema, Rádio e TV (USP) . Fala sobre suas preferências cinematográficas à equipe do Cineopse.




Cineopse: Quando começou a paixão pelo cinema?

Valdir Baptista: Gosto de cinema desde garoto, pela televisão e assistindo matinês (naquela época, havia cinemas de bairro com sessões duplas de domingo, chamadas matinês, dedicadas às crianças e aos adolescentes). Depois, aos 17 anos, comecei a freqüentar mostras de cinema.

Cineopse: Quais os seus gêneros prediletos, diretores e atores?

Valdir: Eu gosto de tudo, embora prefira o que chamam de “cinema de arte”, que alguns críticos de cinema consideram um “gênero” cinematográfico. Quanto a diretores, gosto mais dos antigos, que já morreram (Fritz Lang, Antonioni, Billy Wilder etc). Dos atuais, gosto muito de David Cronenberg e Quentin Tarantino).

Cineopse: Tem um filme do coração? Se sim, qual e por quê?

Valdir: Eu gosto de muitos filmes, mas não tenho um que considere especial.

Cineopse: Pra você, o que significa o cinema?

Valdir: O cinema é um meio de expressão que me agrada particularmente. Já trabalhei com cinema, escrevi crítica de filmes, fiz uma tese de mestrado sobre um filme, fiz o projeto de curso do curso de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi... Enfim, tenho uma relação muito próxima tanto com o fazer cinematográfico e reflexão sobre os filmes. Leciono, inclusive, disciplinas correlatas ao cinema, o que me ajuda a ganhar o sustento. Logo, o cinema é uma parte importante da minha vida.

Cineopse: Como vê hoje o cinema nacional?

Valdir: O cinema nacional recebeu muitos investimentos nos últimos anos e, principalmente pelo apoio da Rede Globo, via Globo Filmes, reconquistou o público brasileiro. Essa é, na minha opinião, a grande novidade do cinema brasileiro.

Cineopse: Tem o costume de ver filmes independentes?

Valdir: Eu prefiro, em geral, os independentes, embora não tenha preconceito contra o “cinemão”.

Cineopse: Se pudesse trabalhar diretamente com cinema, em que parte atuaria? Direção, atuação, roteirização etc...

Valdir: Direção e roteiro são as áreas que mais me atraem.

Cineopse: E por fim , o que te chama mais atenção em um filme?

Valdir: O tema é o fator principal que me atrai num filme.


Crédito para a foto: Marcelo Boca

Nenhum comentário: