1 de novembro de 2007

O Ano em que meus pais saíram de férias







Um jovem de 12 anos, Mauro, se vê forçado à ir morar na casa do avô, por conta de férias de seus pais. O que ele ainda não sabe é que estão fugindo da ditadura militar, que abalou o país nas décadas de 60 e 70.




Quando chega à nova casa, após horas esperando, descobre que seu avô havia falecido naquela mesma tarde. Mauro então se vê sozinho, até que um velho judeu, Shlomo o acolhe e convida para viver em sua casa. O garoto vive então uma realidade de muito diferente da sua. Passa tardes sozinho na casa do senhor, não vai à escola e ainda sofre preconceito por não ser judeu. Quando isso pesa em sua personalidade sonhadora, ele decide então ir morar na casa de seu falecido avô e viver a vida da maneira que ele deseja: Passa dias de imaginação vivendo em um mundo paralelo onde não sai de casa para não perder nenhuma possível ligação ou notícias dos pais.



O filme é situado na época da copa de 70. Mauro é fanático por futebol. Grande parte de seu mundo de faz- de -conta e de seus sonhos relaciona-se à isso. Ele espera a data da copa ansiosamente, pelo futebol, mas principalmente por ser o dia em que seus pais "voltam de férias".



A percpção e a narração do filme ficam por conta do menino, sem dar muitas informações políticas ou sobre a ditadura em si. Ele mosta um olhar mais inocente e preocupado com o lado mais lúdico da história, mostrando o personagem principal sofrer por conta de algo que está fora de seus entedimentos.



Para dar mais realismo ao filme, moradores do bairro, judeus, italianos, foram chamados para atuar, dando assim autencidade à obra com direção eficaz de Cao Hamurguer.



O longa mostra altos e baixos do protagonista em sua vivência num bairro com tanta diversidade cultural, em seu mundo a parte, porém sempre esperando que acabe logo o ano em que seus pais sairam de férias.




Um comentário:

Liana Vidigal disse...

Carolina,

O ideal é ter um título orginal, diferente do título do filme.

Além disso, as fotos precisam de créditos.

[ ]