20 de junho de 2008

A História de Amor


Se eu pudesse escolher um filme com uma história de amor que eu pudesse viver, sem dúvida nenhuma escolheria “Diário de uma Paixão”. Já o assisti mais de quatro vezes, em todas senti a mesma sensação, chorei nos mesmos trechos e falas e no fim acredito que sou uma idiota por acreditar que um amor tão lindo como o vivenciado pelos protagonistas pode existir.

Como já indiquei essa maravilha para muitas pessoas, tenho a obrigação de compartilhar com vocês, leitores do blog.

O filme é baseado no romance best-seller The Notebook de Nicholas Sparks e se passa na década de 40, quando a adolescente Allie Nelson (Rachel McAdams) vai passar o verão com a família na cidade litorânea Seabrook, na Carolina do Norte. Allie conhece o jovem operário Noah Calhou (Ryan Gosling) e, apesar das diferenças sociais (Allie é rica), eles se apaixonam perdidamente e vivem uma linda história, cheia de paixão.


O amor que eles sentem, é gostoso de ver, é intenso e cheio de vida. Nessa parte do filme o espectador tem certeza que precisa se apaixonar, ter frio na barriga, rir de qualquer coisa e mais que isso, dá vontade de voltar a ser adolescente.


Bom, mas como nem tudo são flores. Allie precisa voltar para sua cidade para estudar e Noah serve o exército e é convocado para a 2ª Guerra Mundial. Os dois se separam e ficam anos sem se reencontrar. Allie está noiva de um rapaz da alta sociedade e Noah vive pacatamente em sua cidade natal. Na véspera do casamento da moça, ela lê uma notícia no jornal e decide ir para Carolina do Norte atrás de um sentimento que volta a aquecer seu coração.


Essa é umas das partes mais emocionante do filme. O reencontro deles é uma explosão de todos os sentimentos que o ser humano pode ter, pois mistura raiva, decepção, paixão, vergonha, ilusão, felicidade e uma vontade enorme de ser feliz e reviver os velhos tempos.


Paralelo a isso, em um asilo, um homem (James Garner) lê um diário para uma mulher (Gena Rowlands). Embora a memória dela esteja prejudicada, ela se envolve pela emocionante história de Allie e Noah e todos os dias o mesmo homem vai visitá-la e continua contando a história.

Daqui pra frente não posso escrever mais, pois a emoção de relembrar as cenas já me deixa com lágrimas nos olhos. Assistam essa linda história de amor e se apaixonem, pois se existe um sentimento que deixa o ser humano feliz, esse sentimento é a paixão.

O filme é dirigido por Nick Cassavetes. Site Oficial: http://www.thenotebookmovie.com/

3 comentários:

Evy disse...

Ahhh, esse filme é mesmo maravilhoso!
Eu já assisti e chorei feito uma criança...

Beijinhos

Leila Ferraz disse...

Pois é.... eu já vi centenas de vezes esse filme, e confesso que alago o quarto toda vez rs rs rs .

Principalmente a parte do reencontro... chega a doer rs rs

beijo

Unknown disse...

Bru, já que você colocu o link no seu orkut, entrei para ler. Esse filme é realmente fabuloso. Uma grande história de amor, contada com uma delicadeza e sensibilidade impressionante.

É daqueles filmes para se ter em casa e não cansar de assitir, principalmente naqueles momentos em que a dúvida nos invade. Existe realmente o amor dedicado, completo e absoluto?

bjos,
Fernando Casagrandi