19 de setembro de 2010

Uma vida iluminada

Alex não sabe a razão mas não gosta muito de judeus. Deve ser por conta do seu avô, que também não gosta. Quer dizer, Alex (Eugene Hutz) não gostava até conhecer Jonathan (Elijah Wood). O negócio de família de Alex é levar pessoas de volta ao passado, levá-las em busca de lugares, pessoas e pertences. Um guia ao passado. Jonathan é um americano fora do seu tempo. Sempre de terno, coleciona memórias. Tem uma parede em casa cheia de saquinhos com objetos de pessoas que o cercam. Todos eles lembram alguma coisa e ele passa o tempo buscando esses tesouros e colocando em seu saco plástico.

Confesso que quando o filme começou não levava muita fé não. Feliz engano o meu. Uma vida ilumidada (everything is illuminated, 2005) é um longa do também ator de Liev Schreiber, e aborda o reconciliamento com o passado.

O judeu americano contrata a família de Alex para levá-lo à um vilarejo na Ucrânia. A viagem pretende saber sobre Augustine, uma jovem que estava ao lado de seu avô em uma fotografia quando ele faleceu. Quem é essa mulher que não é sua avó? Essa pergunta leva Jonathan a buscar esse vilarejo ao lado de Alex e seu avô. Aliás, não dá pra eleger o protagonista desta história já que essa viagem vai revelar muito sobre os três. O patriarca da família acha que é cego e leva consigo uma cadela , mais doida que ele diga-se de passagem. No caminho, o longa revela um passado enterrado mas que começa a se apresentar para os três. Sensacional.

Os belos olhos de Elijah são destacados por conta dos óculos fundos. Esse olhar carrega a melancolia que dá tom ao filme. Já Alex mostra ser um jovem que sempre quer aparecer. por ser ucraniano quer se misturar aos americanos, pertencer à tribo. Anda sempre com um agasalho esportivo e muitas correntes, parecendo um rapper mesmo. O avô fala pouco, mas carrega um mistério que nos é revelado à cada cena, cada diálogo, cada quadro.

O filme mostra que toda a nossa vida leva a sombra do passado. Mesmo que enterrado, cedo ou tarde ele volta. No fim, tudo o que aconteceu lá atrás dita o que será daqui pra frente. Como disse, não há um único protagonista. As situações cômicas e as dramáticas que tecem a trama do longa, nos mostram que a vida ilumidada acaba sendo dos três homens que partem nessa busca por respostas e descobertas. Um filme tem um tom bem triste, por causa da peculiaridades dos três personagens. A maior parte das cenas se passam dentro do carro e a fotografia dos lugares visitados é espetacular (atenção para o campo de girassóis).

Um vida ilumidada é um bela história de reconciliação com o passado. Trágico ou não, é o que você vai levar para o resto da vida. Quer queira, quer não. Mega indico!

beijos

Nenhum comentário: