20 de julho de 2011

Rent - os boêmios

E hoje é dia do amigo. Quer dizer, no calendário né porque amigo não tem dia, tem espaço cativo, tem lugar guardado, tem boas lembranças, tem "podres" da gente de cor e salteado, enfim, amigo tem um pedaço da gente que ninguém mais tem.

O mais bacana nas amizades é a diversidade das pessoas que consideramos amigas de verdade. Muitas não têm absolutamente nada a ver com a gente, outras têm algumas semelhanças e há quem seja a sua cópia fiel. Amigos são vitais para nossa sobrevivência.Esse mix de características me levou a escolher o filme RENT (Rent, 2005). O musical conta a história de 8 amigos, cada um completamente diferente do outro mas que têm em comum o amor pela música e a boemia.

O longa de Chris Columbus (que é inspirado numa peça escrita por Jonathan Larson para a Broadway) traz a vida desses amigos vivem na moderna East Village, bairro da cidade de Nova York. Entre eles está Mark Cohen (Anthony Rapp), um cineasta nerd que ama Maureen Johnson (Idina Menzel), uma professora pública. Já Maureen sente atração por Joanne Jefferson (Tracie Thoms). Roger Davis (Adam Pascal) é o companheiro de quarto de Mark, viciado em drogas e portador do vírus HIV. Roger é apaixonado por Mimi Marquez (Rosario Dawson), uma dançarina que mora com o gênio da computação Tom Collins (Jesse L. Martin) que, por sua vez, gosta da drag queen Angel (Wilson Jermaine Heredia).

Como disse, um completamente diferente do outro mas que se atrairam por esse mágico sentimento chamado amizade. Claro que com tanta gente, rolam flertes, paixões, brigas, confissões tudo o que compõe uma boa história mas em meio ao turbilhão de problemas a lealdade e a certeza do poder contar um com os outros se destaca.

Nem vou entrar no mérito da trilha sonora que é simplesmente sensacional! Todas as canções, além de musicalmente impecáveis, são carregadas de mensagens. Há quem diga que o filme é uma apologia ao sexo e as drogas. Na minha visão retrata um grupo de jovens descobrindo como lidar com uma doença (que viria se tornar um dos grandes desafios da humanidade mais pra frente) e viver por um ideal.

Se o filme fosse feito hoje, retrataria o mesmo grupo de amigos mas um pouco mais neuróticos, workaholics, estressados e em pânico. Retrato do mundo moderno.

Mas isso não importa, o que importa mesmo e levar a sério a frase do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry no livro O Pequeno Príncipe e acreditar que realmente somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.

A música tema de Rent se chama "Seasons of Love" e a mensagem principal é como contamos nossas vidas? Em horas, minutos, xícaras de cafés, fraldas, sorrisos, multas de trânsito ou se tudo se resume à maneira como morremos.

Eu digo que contamos nas lições que aprendemos nos exemplos que demos, nos tombos que levamos, nas barreiras que superamos, nas conquistas e principalmente, nos amigos que conquistamos.

Um beijo enorme para todos meus amigos!!


Um comentário:

Evy disse...

Sabe o que eu estava lembrando esses dias?
De você morrendo de vergonha no cinema com as minhas risadas no "Todo Poderoso". kkkkkkk

Saudade de você, Creckolete amiga!!!

Beijinhos mil