9 de abril de 2015

Wes, o cara.

Alô criançada, demorou (e muito) mas voltei :)

E voltei pra falar dele, o cara mais legal do cinema hoje em dia :Wes Anderson.
Essa semana eu falei bastante dele. Hora por me perguntarem quem eram meus diretores prediletos, hora por quererem a minha humilde opinião sobre "O Grande Hotel Budapeste" ou simplesmente por tentar explicar a razão pela qual eu gosto dele.

E quer saber? São várias! Ele é o cara mais legal por trás das câmeras hoje. Cara de moleque mas já na casa dos 40. Jeito de quem se diverte fazendo cinema. Criador de um mundo mágico que a gente não acha infantil ou bobo. Em suma o cara é brilhante.

E vou além, você também quer ser amigo dele. Vai me dizer que não?

Afinal, na cabeça desse cara rola um mundo do qual todo mundo quer fazer parte. Vide a quantidade de "gente grande" que participa dos filmes dele em papéis ridículos e curte pra caramba.

Ele trouxe novos ares à carreira de Bill Murray. Bill deixou pra trás filmes tolos com papéis de comédia rasos pra se tornar um cara com jeitão irreverente e aquele ator "cool" que endossa qualquer filme hoje. Tipo garantia Bill Murray de qualidade. Se tem ele, deve ser bom. Quer dizer, se tem ele a partir de 1998, é legal.

A condução das fantasias é tão perfeita que não cai no ridículo. A gente acredita que existem mesmo. E os personagens caricatos que caem tão bem que eu chego a pensar que gente assim existe mesmo. E não confunda caricato com ridículo hein.

É tipo o cara mais bacana da escola. Ele formou um grupo para os trabalhos que é inseparável. Vez ou outra entra um aluno novo mas a base é sempre a mesma. Uma gang de bacanas. Preste atenção, dê uma olhada nos oito longas do cara e me fala quem são as figurinhas repetidas.

Ah então ele é tipo Tim Burton? Não!! Ele já passou dessa fase. Há o universo Burton, inconfundível, e paralelo à ele existe a dimensão Anderson, igualmente fascinante.

E isso é só o que eu acho. Vai perguntar pra quem manja dos paranauê pra ver que o cara é bom mesmo. Juro! Vendo a cerimônia do Oscar eu queria muito dar um tapinha nas costas dele e dizer" Wes, quer ser meu amigo?" :)

Ainda assim não se convenceu de que ele é bom? Então pega essa última justificativa: Wes Anderson conseguiu a faceta de tornar Gwyneth Paltrow agradável em um papel. Você quase não acredita que é ela, encarnando uma criatura do fabuloso mundo de Anderson. É ou não um feito histórico?

Bateu aquela vontade de ver um filme gostoso, que dê prazer, que te deixe com a a sensação de "gostei mas não sei dizer exatamente do que" por que você curtiu tudo? Então  pode ver qualquer, eu disse, qualquer obra desse cara. Indico sem medo algum.

Faça assim, veja qualquer filme dele, qualquer mesmo, e depois me fala.

beijo


Nenhum comentário: